
Qual a durabilidade de uma concertina?
A cerca concertina é uma aliada na proteção de imóveis, evitando invasões, furtos e roubos. Curiosamente, sempre se fala que esse material é durável, mas a maioria das pessoas não sabe ao certo qual sua vida útil. Aqui, indicamos qual é sua durabilidade. Confira!
Durabilidade da concertina
A durabilidade do arame concertina varia entre as marcas disponíveis no mercado e processo produtivo utilizado na fabricação do material. Normalmente, as concertinas são feitas com aço galvanizado ou inox.
Ambos os tipos de aço possuem uma característica em comum: a elevada resistência à oxidação e processos corrosivos, que formam a famosa ferrugem, corrompem materiais metálicos e os enfraquecem.
Essa maior resistência à oxidação é possível porque esses aços recebem tratamentos especiais durante seu processo produtivo. O aço galvanizado, por exemplo, ganha um revestimento de zinco. Já o inox leva cromo em sua composição. Tais acréscimos potencializam a durabilidade do metal.
A estimativa é que o aço galvanizado (e concertinas feitas com ele) dure cerca de 40 anos. O aço inox, por sua vez, tem vida útil de aproximadamente 30 anos, o que pode ser estendido a concertinas produzidas com esse material.
Como garantir a durabilidade da concertina?
É importante mencionar que a durabilidade da concertina é sempre aproximada e leva em conta outros fatores: o uso e manutenção do material. No que se refere ao uso, é importante saber escolher entre a concertina galvanizada ou inox.
A galvanizada é indicada para ambientes sem maresia, porque não resiste tão bem ao contato com o sal. Portanto, se usar essa versão em áreas litorâneas, ela não terá longa durabilidade. Já a concertina de inox é perfeita para áreas com maresia.
Sobre a manutenção, é fundamental realizá-la periodicamente, o que assegurará a qualidade da concertina para muro, preservará e aumentará a vida útil do material.